Voz do Cliente ou Voice of the Customer (VOC)

Português

Voz do Cliente ou Voice of the Customer (VOC)

“Voz do Cliente” é o termo usado para descrever as necessidades ou requisitos declarados e não declarados do cliente.

Voz do Cliente ou Voice of the Customer (VOC) pode ser captada de várias maneiras: discussão direta ou entrevistas, pesquisas, grupos de foco, especificações do cliente, observação, dados de garantia, relatórios de campo, registros de reclamações, etc.

Veja também Cliente; Requisito; Técnicas de Elicitação.

English

Voice of the Customer (VOC)

“Voice of the Customer” is the term used to describe the stated and unstated needs or requirements of the customer.

The Voice of the Customer (VOC) can be captured in a variety of ways: direct discussion or interviews, surveys, focus groups, customer specifications, observation, warranty data, field reports, complaint logs, etc.

See also Customer; Elicitation Techniques; Requirement.

Español

Voz del Cliente o Voice of the Customer (VOC)

“Voz del Cliente” es el término utilizado para describir las necesidades o requisitos declarados y no declarados del cliente.

Voz del Cliente o Voice of the Customer (VOC) se puede capturar de varias maneras: discusiones directas o entrevistas, encuestas, grupos focales, especificaciones del cliente, observación, datos de garantía, informes de campo, registros de quejas, etc.

Véase también Cliente; Requisito; Técnica de Elicitación.

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Voz do Cliente ou Voice of the Customer (VOC)
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